Featured
Fonoaudiologia: O que ela faz?
Compartilhe:
O que é a fonoaudiologia?
A Fonoaudiologia, desde logo, remete ao aspecto de emissão (fono) e recepção sonora (áudio) da voz, principalmente, e tem como objeto de estudo os aspectos fisiológicos ou patológicos da linguagem oral, escrita e da fala; os aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular e na função cognitiva.
Na Fonoaudiologia Forense, o profissional tem atuação em processos judiciais envolvendo exames para identificação através de voz, fala, linguagem, postura, etc, relacionado à comunicação humana. A Fonoaudiologia surgiu da déca de 1930, quando problemas de linguagem em escolares eram discutidos pela Medicina e na educação percebeu-se que o estudo da comunicação merecia ser tratado num campo próprio.
No Brasil, o ensino da Fonoaudiologia começou na década de 1960 e o primeiro curso pleno a ter seu funcionamento autorizado foi em 1977. Hoje são reconhecidas muitas de suas especialidades, entre elas a foniatria, a audiologia e especialidades ligadas à linguagem, à voz, à motricidade, à saúde coletiva, à gerontologia, à fluência e impostação da voz, aos problemas escolares, entre outros.
O que é legalmente o fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo é um profissional com graduação em Fonoaudiologia que atua na prevenção e correção de diferentes aspectos perturbados da comunicação humana (oral, escrita, falada, audição, etc) e das funções da deglutição, respiração e mastigação. Para cumprimento integral de suas tarefas pode, também, compor equipes multidisciplinares com outros profissionais (médicos, fisioterapeutas, psicólogos). Para exercer essas funções e atividades é exigido que o profissional tenha registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
O que faz o fonoaudiólogo?
O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com os diversos aspectos da comunicação, responsável pela prevenção, diagnóstico, orientação e terapia da função auditiva periférica e central, da linguagem oral e escrita e de alguns aspectos dos sistemas orofacial e cervical da deglutição. Em locais onde isso é necessário, como emissoras de rádio e televisão, por exemplo, auxilia na postura de voz das pessoas implicadas. Além dessas funções, trabalha também em conjunto com outros profissionais, com as funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Pode exercer também atividades de ensino, pesquisa e administração. O âmbito de trabalho para o Fonoaudiólogo vem se ampliando no Brasil, graças ao envelhecimento da população e à expansão das políticas públicas, que cada vez mais incluem os fonoaudiólogos. Também pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho (radialistas, atores, apresentadores de TV, políticos e outros), cada vez recorrem mais ao fonoaudiólogo.
É frequente que alguns fonoaudiólogos trabalhem em conjunto com um médico otorrinolaringologista. Enquanto este se ocupa dos problemas médicos ou cirúrgicos dos órgãos da fonação ou audição, aquele se dedica aos aspectos funcionais, à habilitação e reabilitação deles.